|      Contato      Localização         



 

Noticia de Certificação da Qualidade

Publicado em: 23/08/2018 10:14:12

ENTENDA AS DUAS FORMAS DE ATUAR COMO INSPETOR DE SOLDAGEM

OPC/ FBTS notifica que existem dois tipos de profissionais atuando no mercado de trabalho: o inspetor certificado pelo Sistema Nacional de Qualificação e Certificação de Inspetores de Soldagem - SNQC-IS e o não certificado. Qual a diferença entre estes profissionais?

Inspetor Certificado pelo Sistema Nacional de Qualificação e Certificação

O inspetor de Soldagem certificado pelo SNQC-IS é aquele que após ser aprovado no curso para inspetor de soldagem nível 1 ou nível 2, solicita junto ao OPC/FBTS, o exame de qualificação visando obter a certificação.

A certificação profissional é um processo através do qual é avaliada e atestada a competência do profissional, envolvendo em geral atributos de conhecimentos, habilidades e atitudes, preestabelecidos em normas específicas para cada ocupação.

Por outro lado, o exame de qualificação tem por objetivo avaliar o conhecimento do candidato nas atividades que vai executar no seu dia a dia de trabalho. Quando é alcançado êxito nas provas de qualificação, entende-se que, o candidato possui o conhecimento mínimo necessário para desempenhar de forma adequada, as atribuições e responsabilidades do inspetor de soldagem.

Para formalizar este processo, o Organismo de Certificação de Pessoas- OPC, a FBTS, acreditado pelo INMETRO, emite um certificado que o capacita a exercer as atribuições e responsabilidades do Inspetor de Soldagem de acordo com a norma NBR 14842. O profissional certificado também se compromete a atender as regras de conduta e ética formalizadas pelo OPC para a sua atuação.

Algumas empresas exigem que os inspetores de soldagem sejam certificados. Essa exigência deve-se ao fato das empresas precisarem da garantia de uma terceira parte quanto à capacitação desses profissionais. A garantia dessa capacitação é a certeza para as contratantes de que, estes profissionais possuem qualificação e competência para realizar serviços de inspeção de soldagem, conforme requisitos estabelecidos na norma NBR 14842.

Inspetor não Certificado

O inspetor não certificado pelo SNQC-IS é o profissional que após ser aprovado no curso para inspetor de soldagem nível 1 ou nível 2, não solicita junto ao OPC/FBTS, o exame de qualificação.

Este profissional não está impedido de atuar como inspetor de soldagem, no entanto este não está vinculado a um Organismo de Certificação de Pessoas – OPC.Não tendo por isso a garantia da capacitação para exercer as atribuições e responsabilidades inerentes a profissão.

Conclusão

O curso de inspetor de soldagem prepara o indivíduo para desempenhar as suas atividades de inspetor. Aquele que faz e é aprovado no exame de qualificação, torna-se um inspetor capacitado segundo a NBR 14842, apto não só pela sua técnica como pela sua certificação, a desenvolver um trabalho competente e dentro dos padrões éticos e de conduta e zelo profissional.

Os indivíduos que não se qualificam segundo a NBR 14842 ou perdem a qualificação, podem desempenhar suas atividades, entretanto, limitados a contratantes que ignorem o OPC como garantidor da capacitação profissional.




Mais notícias



Fundadores
© Copyright 1982 - FBTS