|      Contato      Localização         



 

Noticia de Certificação da Qualidade

Publicado em: 12/06/2018 00:00:00

INDICADORES DO EXAME DE RECERTIFICAÇÃO NÍVEL 1

O OPC/ FBTS informa que uma das formas de renovar a certificação do Inspetor de Soldagem Nível 1 é pela realização do exame de recertificação simplificado previsto na Norma NBR 14842 - Soldagem- Critérios para a qualificação e certificação de inspetores para o setor de petróleo e gás, petroquímico, fertilizantes, naval e termogeração (exceto nuclear).

O exame simplificado para o IS-Nível 1 é composto de uma prova baseado nos conhecimentos dos exames de Visual/Dimensional e de Acompanhamento de Soldagem e foi fundamentado na experiência do OPC/FBTS quando da realização das Avaliações de Desempenho nas obras/empreendimentos do setor petróleo. Este exame é uma simulação de uma soldagem real da fabricação de um equipamento ou da montagem de uma estrutura desta forma, o profissional é avaliado no desempenho das seguintes atividades: execução do visual de ajuste da junta; autorização, acompanhamento e avaliação da soldagem e finalmente; execução do visual de solda, conforme estabelecido na IIB-024– Exame de Recertificação Nível 1 – Instruções aos candidatos, disponibilizado no site www.fbts.org.br

O índice de aprovação neste exame, de janeiro a maio/18, é em torno de 65% e nas etapas de Visual de Ajuste, Acompanhamento de Soldagem e Visual Final é de 83%, 80% e 84%, respectivamente.

Gráfico 1 – Índice de aprovação em função do item da lista de verificação

Visando auxiliar no treinamento e na execução do exame de recertificação, o OPC/FBTS informa que a principal causa do menor índice de aprovação na etapa 3 - Acompanhamento de soldagem são os erros cometidos nos itens críticos: identificação da posição de soldagem, verificação da qualificação do soldador antes da soldagem e escolha do lápis térmico.

Ressalta, também, que o profissional no processo de recertificação via exame simplificado deve estar atento:

- às instruções do exame contidas na IIB-024 que devem ser do seu conhecimento antes do início da aplicação do seu exame.

- que o Inspetor de Soldagem Nível 1 reprovado pode requerer por duas vezes outro exame, realizando a prova do exame simplificado em sua totalidade.

- que as provas são redigidas à caneta fornecida pelo examinador.

- aos itens críticos do exame: identificação da posição de soldagem, qualificação do soldador que executou a montagem da junta e que executará a soldagem da junta e escolha do lápis térmico pois o registro incorreto destes itens implica em reprovação.

O Inspetor de soldagem deve solicitar o seu processo de recertificação antes do término da validade da certificação e a conclusão do mesmo antes da vigência da certificação pois o não atendimento a este requisito implica na revogação da certificação até a conclusão do processo, conforme previsto no item 5.10.1 da norma NBR 14842.




Mais notícias



Fundadores
© Copyright 1982 - FBTS