|      Contato      Localização            



 

Notícias FBTS

Publicado em: 03/10/2022 17:35:49

Discurso do vicepresidente Luiz Quintella no aniversário de 40 anos de fundação da FBTS

O futuro da FBTS

Se o passado nos inspira e o presentenos impulsiona, o futuro deve nos motivar.

Mas, qual futuro podemos imaginar paraa atividade de soldagem e para a FBTS?

A atividade de soldagem estáintimamente ligada a indústria da caldeiraria, da construção naval e dosserviços de montagem industrial, através da soldagem com requisitos dequalidade, integridade e confiabilidade, que assegurem a segurança operacional,patrimonial e pessoal.

Esta ligação umbilical foi consolidadaquando da criação da FBTS, tendo como incentivadores a FIRJAN (representando aindústria), o SINAVAL (representando a construção naval) e com a adesão daABEMI (representando a área de serviços).

A mola impulsionadora desta união deesforços foi a PETROBRAS, empresa fundamental para o desenvolvimentotecnológico e industrial do Brasil.

Após 40 anos, olhamos hoje compreocupação para nosso futuro, a partir da perspectiva da demanda interna porprodutos e serviços de parte da maior empresa brasileira, a PETROBRAS.

A construção de plataformas deprodução para atender ao pré-sal não tem sido realizada no Brasil. Os cascossão contratados com estaleiros asiáticos, com equipamentos e materiaisfabricados em empresas estrangeiras, com mão de obra estrangeira.

A riqueza nacional do pré-sal geramilhares de empregos fora do Brasil.

Não nos faltam capacidade industrial,tecnologia, mão de obra especializada, para construir aqui no Brasil estasplataformas. Nem mesmo os recursos financeiros por parte da PETROBRAS, já que oretorno sobre investimentos no pré-sal é alto. As barreiras são os custosinternos da atividade industrial no Brasil, a baixa produtividade da nossa mãode obra e a pesada carga tributária.

Os rigorosos e necessários requisitospara a soldagem, que são estabelecidos para serviços contratados no Brasil, cominspetores certificados pela FBTS e associações congêneres, como a ABENDI e a ABRACO,não são exigência para estes contratos assinados com empresas estrangeiras.

O futuro de nossa atividade desoldagem, na dimensão gigantesca que pode ter, depende de uma possívelarticulação empresarial em torno do tema desenvolvimento industrial brasileiro.O momento político atual, de eleição presidencial, é oportuno para buscaradesões a este projeto. Confiamos que nossas lideranças empresariais estãosensíveis a este tema e estamos prontos para colaborar onde pudermos ser úteis.

Enquanto isso, pensando em comoavançar como atividade produtiva, temosque estar atentos aos avanços tecnológicos que estão se processando no mundo,como a chamada QUARTA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL, ou, INDÚSTRIA 4.0.

A Indústria 4.0 é um conceito, quebaseado em inúmeras tecnologias e recursos hoje disponíveis, une a gestãooperacional com a gestão empresarial, para reduzir custos, aumentar aprodutividade e a rentabilidade dos negócios. Unindo o chão de fábrica, emtempo real, com a mesa do gerente, para decisões assertivas e estratégicas.

Pensando nisso, iniciamos dentro daFBTS o projeto FBTS 4.0, que está sendo lançado nesta data de aniversário de 40anos, onde nos propomos a sermos indutores e parceiros de iniciativas voltadasa desenvolver na nossa atividade os princípios e ferramentas da indústria 4.0.

Em breve, vamos divulgar nossaproposta para este propósito.

Obrigado.

Luiz Quintella

Vice Presidente




Mais notícias



Fundadores
© Copyright 1982 - FBTS