|      Contato      Localização      



 

Nossa História


A Fundação Brasileira de Tecnologia da Soldagem - FBTS, com sede no Rio de Janeiro, foi fundada em 1982, em função da demanda da Petrobras, na área da Soldagem, por ocasião da implantação das primeiras plataformas da Bacia de Campos no Estado do Rio de Janeiro, pelas seguintes instituições e empresas: PETROBRAS, ABEMI, ABDIB, FIRJAN (CIRJ/SENAI), ABENDI, SINAVAL E LIGHT.

A FBTS chega aos seus 34 anos, capacitada, com seu Centro Tecnológico, localizado no Rio de Janeiro, preparado para atender às demandas do mercado em projetos tecnológicos e oferecer suporte às empresas e aos profissionais da área. O Centro Tecnológico FBTS conta com auditório, salas de aulas, Laboratório de Processos de Soldagem, Inspeção Visual e Dimensional de Juntas Soldadas, Ensaios Não Destrutivos e Ensaios Metalográficos, além do Laboratório de Informática, que atende aos alunos dos cursos presenciais com simulados e os alunos do Ensino a Distância. Também abriga o Centro de Qualificação para Inspetores de Soldagem e Dutos Terrestres para a realização das provas de qualificação e certificação do Sistema Nacional de Qualificação e Certificação – SNQC.

A FBTS é uma entidade tecnológica fundamentada em um acervo de conhecimentos, gerado pelas suas atividade, e disponibilizado para seus clientes e parceiros.

Desenvolve de modo cooperativo, em seu ecossistema de inovação, suas ações e projetos nas áreas de Educação e Treinamento, Certificação da Qualidade, Gestão Tecnológica, Pesquisa e Desenvolvimento e Assistência Técnica.



Educação e Treinamento 

Desde 1983, a área de Educação e Treinamento da FBTS trabalha em estreita relação com o mercado, atendendo às demandas de duas formas: pelos cursos regulares que ofertamos todo ano e aqueles que podem ser solicitados para o atendimento a necessidades de empresas ou de um mercado específico, chamados de “Especiais”. Os cursos oferecidos regularmente são:

  • Pós-Graduação em Engenharia de Soldagem
  • Inspetor de Soldagem Nível 1, nas modalidades presencial e semipresencial
  • Complementação para Inspetor de Soldagem Nível 2
  • Inspetor de Equipamentos
  • Inspetor de Fabricação
  • Inspetor de Dutos Terrestres – Construção e Montagem
  • Cursos em Tecnologia da Soldagem e afins
  • Cursos desenvolvidos sob demanda

A figura a seguir mostra a evolução acumulada dos profissionais treinados e aprovados nos cursos da FBTS.



Certificação da Qualidade 

A FBTS é acreditada pela Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro - Cgcre, como Organismo de Certificação de Pessoas (OPC) e de Produtos (OCP). Os sistemas de certificação visam avaliar a conformidade de um profissional ou de um produto com os requisitos mínimos pré-definidos em normas e regulamentos técnicos. O Sistema de Certificação de Pessoas abrange duas categorias: a de Inspetores de Soldagem, Níveis 1 e 2, e o Sistema de Certificação de Produtos abrange a certificação de Consumíveis de Soldagem (eletrodos revestidos, varetas, fluxos e arames sólidos e tubulares). Além disso, a FBTS possui um Sistema próprio de Certificação para Engenheiros e Tecnólogos Especialistas em Soldagem e de Inspetores de Dutos Terrestres – Construção e Montagem.

As figuras a seguir mostram a evolução acumulada dos Inspetores de Soldagem e de Dutos Terrestres Certificados pela FBTS, assim como, os consumíveis certificados.






Gestão Tecnológica 

Coordena atividades de pesquisa e desenvolvimento, selecionando tecnologias e projetos que possam contribuir para as estratégias institucionais, prospectando e monitorando aquelas que devem ser dominadas. Atua na prestação de serviços de consultoria em todas as fases de um projeto de pesquisa e desenvolvimento: prospecção tecnológica, elaboração do projeto, contratação, execução, acompanhamento e avaliação do mesmo. Desta forma, visa garantir que os esforços de P&D estejam alinhados com os objetivos estratégicos institucionais. Atua também na gestão da inovação para as empresas em geral estruturando as atividades de inovação tecnológica. 

Serviços Executados e em Execução

  • Apoio à Gestão de Projetos de PD&I, com Recursos de Aplicação Compulsória ANP e ANEEL

Serviços prestados desde 2004

Cliente: Petrobras/Cenpes

  • Difusão da Gestão da Inovação

Projeto para difusão de métodos de gestão da inovação, com financiamento FINEP

Clientes: 24 empresas

Em 2009, foi realizado um estudo de prospecção de oportunidades de inovação e roadmapping tecnológico, com vistas ao aumento da produtividade e redução de custos na fabricação e na construção soldada, para balizar o planejamento de longo prazo da FBTS e absorver as metodologias de gestão tecnológica correspondentes.



Pesquisa e Desenvolvimento 

Em 07 de junho de 2016, a Fundação Brasileira de Tecnologia da Soldagem - FBTS, foi credenciada pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis - ANP, fato que nos habilita, a partir de agora, a realizar projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação, com recursos gerados pela Agência.

A FBTS ao longo dos seus 34 anos, tem realizado projetos P,D&I, mas tal credenciamento é o reconhecimento formal de nossa capacidade de atuar nessa área, que possui infraestrutura e condições técnicas e operacionais adequadas para o desempenho da mesma. Uma grande conquista e reconhecimento para nossa instituição!

A Área de Pesquisa e Desenvolvimento trabalha com o planejamento e desenvolvimento de projetos de pesquisa aplicada, bem como, serviços de consultoria técnica às empresas. Nesta área, a FBTS foi pioneira no Brasil, introduzindo em 1987, a Pesquisa Cooperativa, a qual tem se tornado um dos principais instrumentos de desenvolvimento e difusão tecnológica. A Pesquisa Cooperativa visa atender às necessidades tecnológicas de um grupo de empresas. Também conhecidos como Projetos Multiclientes, os projetos cooperativos são concebidos, planejados, gerenciados e acompanhados integralmente pela Fundação, através da participação financeira de um grupo de empresas.

Como uma importante área de atuação da FBTS, suas pesquisas são direcionadas ao atendimento de necessidades em tecnologia de soldagem definidas em estreita relação com os associados da Fundação, que incluem usuários, fabricantes de estruturas soldadas e equipamentos, de materiais consumíveis e máquinas de solda, e prestadores de serviços.

Destaque entre as atividades, os Projetos Multiclientes constituem uma modalidade de projeto cooperativo, que a partir de escopos concebidos na Fundação e discutidos com potenciais interessados, otimiza a utilização dos recursos humanos, próprios e contratados, de infra estrutura, disponíveis em instalações e laboratórios no país, através de uma coordenação técnica e gerencial que integra objetivos, métodos, custos e prazos.

São alguns Projetos Multiclientes da FBTS:

  • Qualidade da Raiz / Juntas Tubulares – Neste projeto foram avaliados os métodos de montagem, fabricação e inspeção de raiz de juntas tubulares soldadas, sem acesso interno, e examinada a influência de defeitos (na raiz de solda), sobre o comportamento à fadiga das juntas.

  • Soldagem com Arame Tubular – Neste projeto, que visa desenvolver a tecnologia de soldagem para estruturas metálicas e equipamentos com arame tubular, dois aspectos vem sendo tratados: Avaliação da produtividade e custos da soldagem a arco com arames tubulares auto protegidos e com proteção adicional de gás; e qualificação de procedimentos de soldagem e dos consumíveis de soldagem utilizados de acordo com a qualidade requerida em diferentes aplicações.

  • Soldagem de Aço de Alta Resistência – Neste projeto, que visa desenvolver tecnologia da soldagem para aços de elevada resistência, temperados e revenidos, que possam ser utilizados em plataformas marítimas, equipamentos e estruturas metálicas de forma vantajosa em relação aos aços normalizados de uso tradicional, dois são os principais objetivos: Otimizar parâmetros e técnicas de soldagem para os processos com eletrodo revestido, a arco sob proteção gasosa com arame sólido, a arco com arame tubular e a arco submerso; e qualificar procedimentos de soldagem e consumíveis de soldagem para atender requisitos de tenacidade exigidos na construção de plataformas marítimas.

  • Definição de Critérios de Aceitação para Medições de Dureza em Aços Cromo-Molibdênio – Neste projeto se estabeleceu critérios de dureza portátil para controle em campo, de juntas soldadas de aço ASTM A335 Grupos P11, P22, P5, P9 e P91, quando submetidas a variações de energia de soldagem e de tratamento térmico de alívio de tensões, quando aplicável, de forma a assegurar as condições operacionais de qualificação do procedimento.

  • Treinamento e Capacitação de Soldadores / Operadores em Processos Semiautomáticos Aplicados na Soldagem de Dutos Terrestres – Neste projeto o objetivo alcançado foi de contribuir para a melhoria da qualidade, o aumento da produtividade e redução de custos, na construção de dutos terrestres, através da estruturação de um treinamento e capacitação de profissionais em processos de soldagem semiautomáticos.

  • Avaliação de Equipamentos Mecanizados para Soldagem Circunferencial de Dutos – Neste projeto, estão sendo desenvolvidos estudos para avaliar a qualidade de juntas soldadas provenientes de diferentes equipamentos mecanizados de soldagem, com objetivo de qualificar procedimentos de soldagem e identificar empresas habilitadas para executar as soldas de campo na construção de gasodutos e oleodutos.


Assistência Técnica

A FBTS presta assistência técnica, específica ou continuada, através de uma equipe de engenheiros e técnicos, especializados em Soldagem, capacitada para avaliar as condições de execução da soldagem em sua empresa ou empreendimento, quanto a: desempenho das equipes de inspeção, validação de novas soluções tecnológicas para o aumento da produtividade, elaboração e qualificação de bancos de procedimentos, controle da qualidade, bem como do monitoramento da implementação das medidas corretivas e preventivas recomendadas.

Nossa Rede de Especialistas

Nossa equipe conta agora com a REDE DE ESPECIALISTAS FBTS Uma dezena de profissionais com larga experiência nos diversos aspectos da engenharia, fabricação, montagem e manutenção de equipamentos soldados

• soldabilidade de materiais
• processos de soldagem
• custos da soldagem
• gestão da qualidade
• inspeção não destrutiva
• normas técnicas nacionais e internacionais
• análise de falhas
• P&D em soldagem
• certificação da qualidade
• equipamentos de caldeiraria, tubulações, dutos e estruturas
• soldagem subaquática

Capacidade de prestação de serviços

• Solução de problemas encontrados na execução da soldagem
• Avaliação de desempenho da inspeção da soldagem
• Especificação e qualificação de procedimentos
• Introdução de novos processos e procedimentos de soldagem
• Avaliação de desempenho da organização de garantia/controle da qualidade da soldagem e elaboração de planos de melhoria
• Implantação de garantia/controle da qualidade da soldagem em canteiros e fábricas
• Análise de normas técnicas nacionais e internacionais para empresas estrangeiras que operam no Brasil
• Análise de falhas em juntas soldadas

Serviços executados e em execução:


Avaliação de desempenho de inspetores de soldagem certificados nos empreendimentos da Petrobras, 2012/2014

Avaliação de desempenho de 150 inspetores de soldagem. Serviço que continua para o período 2015-2017

Cliente: Petrobras/Engenharia


Qualificação de procedimentos de soldagem, 2013/2015

Qualificação de 50 procedimentos de soldagem de diversos tipos de aços

Cliente: Petrobras/ABAST


Desenvolvimento de banco de procedimentos de soldagem, 2010/2013

Cliente: Petrobras/ABAST


Processo de qualificação e certificação de inspetores de soldagem, 2012

Implantação de Sistema Nacional de Certificação de Competências para Inspetores de Soldagem

Cliente: Governo do Uruguai


Validação e qualificação de processo de soldagem para aumento da produtividade na Usina Hidroelétrica de Belo Monte, 2014

Cliente: Consórcio Montador de Belo Monte (ENGEVIX Construções, ENGEVIX Engenharia e Toyo Setal Empreendimentos)


Análise técnica do conjunto de normas do Grupo FENOSA, 2014

Análise técnica das normas do Grupo FENOSA, PE-00390-CN (Montage mecánico en redes y acometidas de acero con MOP 16 bar), com relação às normas técnicas brasileiras (NBR) e normas estrangeiras.

Cliente: CEG


Assessoria técnica para qualificação de procedimentos de soldagem em aço 9 % Ni, 2015

Análise técnica dos procedimentos de soldagem aplicados na fabricação de medidores de vazão, produzidos em aço 9% Ni

Cliente: Cameron do Brasil




Fundadores
© Copyright 1982 - FBTS