Datas dos Exames/Reexames
 
 
NOVA SISTEMATICA DE APLICAÇÃO DA PROVA TEÓRICA       clique aqui
 
ATRASOS NOS CENTROS DE EXAMES       clique aqui
 
Atualizada em: 11/07/2014

INFORMAÇÕES IMPORTANTES:

Em caso de ausências nos exames/reexames de qualificação, a Fundação Brasileira de Tecnologia da Soldagem juntamente com o Conselho de Qualificação e Certificação de Inspetores de Soldagem estabeleceram:

• as datas marcadas pelos Centros de Exames de Qualificação - CEQUAL estarão disponíveis no site da FBTS após recebimento da programação de cada CEQUAL. Cabe ao candidato consultar a programação na homepage da FBTS todo início de mês e a cada quinze dias, independente do envio da correspondência notificando a data do exame/reexame.

• a aplicação da prova de Exame de Conhecimentos Teóricos para Nível 1 (Prova Teórica) será de responsabilidade exclusivamente da FBTS/BUREAU e a ausência, justificada ou não, implicará no pagamento do valor integral da prova.

o “não comparecimento” no dia e horário marcados para a realização do exame/reexame, será entendido como desistência, ocasionando o pagamento de multa no valor do exame/ reexame, ou seja, nos casos de ausência o candidato/inspetor perderá o valor pago e somente poderá dar continuidade ao exame/reexame após efetuar um novo pagamento.

• após o cadastradamento da documentação, o candidato deverá estar apto a executar as provas agendadas pela FBTS uma vez que não serão toleradas ausências, exceto pelos motivos abaixo relacionados e formalmente comprovadas: - impossibilidade de locomoção por motivo de doença; - doença infecto-contagiosa; - internação hospitalar; - boletim de ocorrência; - óbitos familiar de ascendentes e descendentes.

• para uma nova marcação de data de exame ou reexame, o candidato/ Inspetor deverá efetuar o pagamento integral da taxa do exame/reexame;

• os exames de qualificação para Nível 1 serão realizados em duas etapas. Na primeira etapa, o candidato realizará a prova TEÓRICA por meio eletrônico ou manual e independente do resultado, realizará as provas de DOCUMENTOS TÉCNICOS E TRATAMENTO TÉRMICO e somente após a aprovação nestas provas, realizará as demais provas da segunda etapa: ACOMPANHAMENTO DE SOLDAGEM, VISUAL DIMENSIONAL, CONSUMÍVEIS, DUREZA.

• nos casos de recertificação, o inspetor de soldagem deverá solicitar o seu exame com uma antecedência de 180 (cento e oitenta) dias, conforme sugere o item 5.9.3.1 da Norma NBR 14842. Vencida a certificação, caso o Inspetor não tenha solicitado a recertificação com a devida antecedência (180 dias), a mesma será revogada até a conclusão do processo de recertificação.

• nos processos de recertificação, a ausência no exame/reexame implicará na revogação da certificação até a conclusão do processo e multa correspondente ao valor do exame/reexame.

• nos casos de reprovação no exame de recertificação, o inspetor de soldagem deverá solicitar os reexames num prazo máximo de 60 dias após o recebimento do resultado. Caso o Inspetor de Soldagem não solicite o reexame no prazo estabelecido a sua certificação será revogada até a conclusão do processo.

• para uma nova marcação de data de exame ou reexame, o candidato/ Inspetor deverá efetuar o pagamento da taxa do exame/reexame.

• Os exames de complementação de Nível 1 para Nível 2, deverão ser solicitados dentro da validade da certificação. A solicitação deverá ser feita, no mínimo 01 (um) ano antes do vencimento da certificação. Caso o período seja inferior a 01 (um) ano da validade da certificação, o inspetor de soldagem deverá realizar os exames de recertificação e somente após a aprovação poderá dar continuidade ao processo de nível 2.