|      Contato      Localização      



 

Pesquisa e Desenvolvimento Cooperativa


Em 07 de junho de 2016, a Fundação Brasileira de Tecnologia da Soldagem - FBTS, foi credenciada pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis - ANP, fato que nos habilita, a partir de agora, a realizar projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação, com recursos gerados pela Agência.

A FBTS ao longo dos seus 34 anos, tem realizado projetos P,D&I. O credenciamento é o reconhecimento formal de nossa capacidade de atuar nessa área, que possui infraestrutura e condições técnicas e operacionais adequadas para o desempenho da mesma. Uma grande conquista e reconhecimento para nossa instituição!

A Área de Pesquisa e Desenvolvimento trabalha com o planejamento e desenvolvimento de projetos de pesquisa aplicada. Nesta área, a FBTS foi pioneira no Brasil, introduzindo em 1987, a Pesquisa Cooperativa, a qual tem se tornado um dos principais instrumentos de desenvolvimento e difusão tecnológica. A Pesquisa Cooperativa visa atender às necessidades tecnológicas de um grupo de empresas. Também conhecidos como Projetos Multiclientes, os projetos cooperativos são concebidos, planejados, gerenciados e acompanhados integralmente pela Fundação, através da participação financeira de um grupo de empresas.

Como uma importante área de atuação da FBTS, suas pesquisas são direcionadas ao atendimento de necessidades em tecnologia de soldagem definidas em estreita relação com os associados da Fundação, que incluem usuários, fabricantes de estruturas soldadas e equipamentos, de materiais consumíveis e máquinas de solda, e prestadores de serviços.

Destaque entre as atividades, os Projetos Multiclientes constituem uma modalidade de projeto cooperativo, que a partir de escopos concebidos na Fundação e discutidos com potenciais interessados, otimiza a utilização dos recursos humanos, próprios e contratados, de infra estrutura, disponíveis em instalações e laboratórios no país, através de uma coordenação técnica e gerencial que integra objetivos, métodos, custos e prazos.

P&D Cooperativa

  • Desenvolvimento de Sistema Inteligente para Elaboração de Procedimento de Soldagem – este projeto visa desenvolver um sistema gerenciador para elaboração de procedimentos de soldagem com base em testes de qualificação, levando em consideração normas internacionais e nacionais. (Em execução)

  • Equipamento com acionamento hidráulico para alinhamento, acoplamento e fixação de tubo com conexões com mata-junta para soldagem - o objetivo do projeto consiste no desenvolvimento de dispositivo para a montagem de juntas tubulares (tubo-tubo, tubo-conexão), com diâmetros de 8”, 10”, 16” e 20”, de modo a realizar internamente o acoplamento e a fixação entre as partes que a compõe, mantendo a posição (geometria de chanfro especificada no projeto) e o alinhamento corretos, até a conclusão da etapa de soldagem posterior. (Em execução)

  • Desenvolvimento de sistema de processamento de dados para análise da qualidade na atividade de soldagem – este projeto, em elaboração, tem como objetivo desenvolver uma solução de processamento e integração de dados coletados pelo monitoramento de soldagem, para fins de tomada de decisão, com vistas à garantia da qualidade e à confiabilidade de equipamentos e sistemas soldados. (Em elaboração)

  • Qualidade da Raiz / Juntas Tubulares – Neste projeto foram avaliados os métodos de montagem, fabricação e inspeção de raiz de juntas tubulares soldadas, sem acesso interno, e examinada a influência de defeitos (na raiz de solda), sobre o comportamento à fadiga das juntas.

  • Soldagem com Arame Tubular – Projeto sobre a tecnologia de soldagem para estruturas metálicas e equipamentos com arame tubular, considerando os aspectos da produtividade e custos da soldagem a arco com arames tubulares auto protegidos e com proteção adicional de gás; qualificação de procedimentos de soldagem e dos consumíveis de soldagem utilizados de acordo com a qualidade requerida em diferentes aplicações.

  • Soldagem de Aço de Alta Resistência – Neste projeto foram realizados estudos sobre a soldagem de aços de elevada resistência, temperados e revestidos, utilizados em plataformas marítimas, equipamentos e estruturas metálicas em relação aos aços normalizados de uso tradicional. Os principais objetivos foram: otimizar parâmetros e técnicas de soldagem para os processos com eletrodo revestido, a arco sob proteção gasosa com arame sólido, a arco com arame tubular e a arco submerso; e qualificar procedimentos de soldagem e consumíveis de soldagem para atender requisitos de tenacidade exigidos na construção de plataformas marítimas.

  • Definição de Critérios de Aceitação para Medições de Dureza em Aços Cromo-Molibdênio – Neste projeto se estabeleceu critérios de dureza portátil para controle em campo, de juntas soldadas de aço ASTM A335 Grupos P11, P22, P5, P9 e P91, quando submetidas a variações de energia de soldagem e de tratamento térmico de alívio de tensões, quando aplicável, de forma a assegurar as condições operacionais de qualificação do procedimento.

  • Avaliação de Equipamentos Mecanizados para Soldagem Circunferencial de Dutos – Neste projeto, foram desenvolvidos estudos para avaliar a qualidade de juntas soldadas provenientes de diferentes equipamentos mecanizados de soldagem, com objetivo de qualificar procedimentos de soldagem e identificar empresas habilitadas para executar as soldas de campo na construção de gasodutos e oleodutos.

  • Informações e Contratações:


Fundadores
© Copyright 1982 - FBTS